CORPO DOCENTE
Artur Guimarães
Composição
Nasceu no Porto, a 18 de Março de 1978.
Licenciado pela ESMAE, estudou também na AMVP, Collective School of N.Y e NEW SCHOOL of N.Y.
Escreveu, orquestrou e dirigiu os musicais: Scents of Light, Feiticeiro de Oz, Aladino, Pinóquio, Cinderela 21, A Ilha do Tesouro, Fado – História de um povo (com Paulo Valentim e Carlos Meireles), From a Distance, Indira, Zorro, Quebra-Nozes no gelo, Draculea Experience, Branca de Neve no Gelo, A Volta ao Mundo em 60 minutos , GUI o musical, A Passagem, A Chave do Clube Secreto (com Diogo S. Silva), Cinderela no Gelo, Eusébio – um hino ao futebol (com Dino Rodrigues), A Bela e o Monstro no Gelo e Entre o Céu e a Terra (Musical de FÁTIMA), Terra dos Sonhos (com Matilde Trocado), Popota ( com Rita Spider e Sissi Martins) , Alice no Gelo, Suite 647, Zé Manel Taxista, Mikas, O Feiticeiro de Oz no gelo, O peter Pan no gelo e A Fábrica do Nicolau, O que queres ser quando fores grande? E As músicas do meu quarto e FÉNIX.
Escreveu e orquestrou os bailados Ballet from Oz, Cinderella XXI e CONVITE.
Dirigiu os musicais Fame, Rent, J.C. Superstar, La cage aux folles, Wojtyla, Tomorow Morning, Godspell, Caderno de exercícios, Comédia Romântica, 50 Shades of Grey, Beauty Project e Avenue Q, Sorria está a ser filmado , The Portuguese, Vou Levar-te Comigo, Uma Nêspera no Cú, Paixão, Siga o Rapaz do Tambor, Chicago, Broadway Story e Last Five Years.
Em co-produção com a DYGRAFILMS, escreveu a Banda Sonora do Filme El sueno de una noche de S. Juan tendo sido pianista da orquestra da Galiza, director musical do filme em Portugal e ganhou o premio Mestre Mateo 2005 como melhor banda sonora original.
Compôs, produziu e interpretou diversos spots, jingles, temas e canções originais para novelas, documentários, filmes de animação e curtas metragens (RTP, SIC e TVI, CANAL PANDA; TV BEBE, DISNEY, Galas Dragões de Ouro FCP, REALIZAR (7 Maravilhas, COCAN, UEFA, YOG, RFM – All Stars 2012, TNSJ, (...).
Orquestrou e foi pianista na gravação de diversos cds da revista READER’s DIGEST, com produção de SONORA ESTUDIOS .
Foi pianista e maestro do talkshow da RTP – NICO Á NOITE, com Nicolau Breyner.
É Júri internacional do festival Art-Premium Festival (St Petersburg &Tallinn ) .
THE ANTI-VIRAL FILM com Darwin Shaw & Gonzalo Ramos
Ana Marta Kaufmann
Interpretação
Iniciou, no Funchal, a sua formação em ballet, canto coral e teatro. Licenciou-se em Artes Performativas pela Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa e Interpretación Musical na Escuela Superior de Arte Dramático de Málaga (Erasmus+). Completou com distinção o curso de Teatro Musical da EDSAE, certificado pela Trinity College London. Frequentou workshops com António Simão, João Brites, Claudio Hochman, Marcia Haufrecht, Miguel Loureiro, Cathleen McCarron (Royal Shakespeare Company), Sissi Martins, Artur Guimarães e ainda no IAB Barcelona e ArtsEd Londres. Dos espetáculos integrados, salienta a performance Urban Distortions (São Luiz), as operetas Pirates of Penzance (Lisbon Players) e A Filha do Tambor-Mor (São Luiz), as peças Muito Barulho Por Nada (Festival Teatro no Parque), Um Auto de Gil Vicente (Teatro Maizum) e #JÚLIOCÉSAR (Boutique da Cultura), e os musicais Jekyll y Hyde (ESAD Málaga), A Caminho (Produções Boa Nova), Feiticeiro de Oz, Cinderela e Bela Adormecida (Cri’Art), O Fantasma da Ópera e Música no Coração (AC Produções), Lago da Aventura e Claus (Luís Lourenço Produções), Saudade (Iberescena/Boutique da Cultura) e Corcunda de Notre Dame (Caixa de Cena Produções). Na ficção, destaca as participações na série “Vai Correr Tudo Bem” de Guilherme Geirinhas, e nos filmes “Dama na Capela” de Ricardo Franco e “Mère” de João Brás.
Brienne Keller
Acting Through Song
Cantar foi a primeira paixão de Brienne durante a adolescência, tendo a sua primeira experiência profissional no ensino secundário, no musical “O Corcunda de Notre Dame” onde deu vida a Esmeralda.
Desde então, a atriz percebeu que representar e cantar faziam parte dos seus sonhos, dedicando-lhes toda a sua atenção. Brienne frequentou o curso profissional de atores na In Impetus e o curso de Teatro na ESAD, concluindo com o programa Erasmus na RESAD - Real Escuela de Artes Dramáticas, em Madrid. Mais tarde, integrou o curso Acting through Song na LAMDA- London Academy of Music & Dramatic Art, em Londres.
Brienne desenvolveu a sua carreira principalmente no teatro musical, interpretando personagens como Bela em "A Bela e o Monstro", Anna em "O Despertar da Primavera", Soneca em "A Branca de Neve no gelo", Clara em "A Ilha do Tesouro ", Audrey em "Hooray for Hollywood", Popolina em "Popota -O Musical ao Vivo", Inês em "A Caminho", Alice em "Alice no País das Maravilhas no gelo", e "Maria" em "Viagem ao corpo humano".
Mais recentemente, integrou o elenco de “A peça que deu para o torto” que esteve em cena na sala de teatro do casino de Lisboa. Atualmente dá vida a Julieta em “Intimidades” em cena na Casa do Artista, em Lisboa e faz parte do elenco da peça infantil "Casinha de Chocolate".
No cinema, fez parte do elenco das curtas-metragens "Devolvendo Isabel" e "O meu pássaro", ambas exibidas no circuito de festivais internacionais. Integrou também o elenco de "Palmeiras Bravas" como Mariza.
Na televisão a atriz integrou o elenco de TV series, vivendo Duda em "Álbum de família" SIC, Weslane “Ouro Verde”, TVI e Qt-pie em "Appaixonados", RTP Play. Fez parte do videoclipe "Sailors Cellar Sellers" de Old Yellow Jack.
Em 2020, a atriz participou num dos primeiros workshops de desenvolvimento para musicais - The Bow Maker em Londres e no Teatro Nacional da Escócia, em Glasgow, tendo terminado o ano a produzir o primeiro espetáculo de sua autoria e encenação - "O ano em que o Natal foi cancelado". Em 2022, foi co-criadora do espetáculo para famílias, incluindo bebés a partir dos seis meses, "Mundeu", voltando aos palcos em 2023.
Catarina Amaral
Técnicas de Casting
Actriz de Teatro Musical em Londres e em Portugal.
Depois de ter estudado na ArtsEd e na American Musical Theatre Academy, decidiu envergar pelo ramo do empreendedorismo e abriu uma escola de teatro musical para crianças, em Londres.
Nunca esquecendo o seu objectivo principal de ser actriz, Catarina participou em espectáculos como Cinderella UK Tour, Zorro The Musical, Wizard of Oz (interrompido pela pandemia) e, mais recentemente, em “West End Christmas Concert” em Londres.
Fez várias audições para companhias e produtoras inglesas e portuguesas sendo frequente a sua colaboração na preparação de colegas profissionais para todo o tipo de audições.
Atualmente, dá aulas de dança e teatro musical em várias escolas em Portugal.
Sofia Loureiro
Corpo e Movimento
Natural do Porto, Sofia Loureiro iniciou os estudos de Ballet Clássico aos 6 anos, no CDP, mais tarde, frequentou a Academia Pirmin Treku, onde concluiu o último grau, do método Cacchetti. Em 2006, após lhe ter sido concedida uma bolsa de estudo, continuou os seus estudos de dança em Manchester na Northern Ballet School, que concluiu, com sucesso, em 2009.
A partir de 2009, integrou várias produções de Ballet Contemporâneo, Ópera e Teatro Musical, de onde se destacam: “Annie” - Filipe La Féria; “Drácula” e “Soliloquy” -Vortice Dance Company; “Début” - Inestética CT; “Um Sonho de uma noite de Verão” – LFO; “Popota a Rainha da Pop” - UAU, “Uma Nêspera no Cú, O Musical”- Força de Produção.
Pelo TNSC, integrou os espetáculos “Carmen de Bizet”; “Traviata”; “Rigolleto”; “Trovatore”; “A Flowering Tree” e
“Alceste”.
Paralelamente, realizou ainda inúmeros trabalhos na área da dança comercial, destacando-se as publicidades: “Samsung Galaxy” e “Ritz”, o videoclipe “Truth ou Dare” - Shakira, e as participações em programas de televisão como: “The Voice Portugal”; “Dança Com as Estrelas” e “Milan UEFA Champions Festival”.
Como coreógrafa destacam-se as peças “Escola de bruxas”, “M o Musical”, “A Caminho”, “Terror e Miséria na Queda da Democracia” e do Musical, "Música no Coração".
De 2017 até 2020 foi co-criadora e artista residente do projeto “Beco Cabaret Gourmet”- José Avillez.
Mais recentemente fez parte do elenco do Musical “Chicago” de Diogo Infante, “Um sonho de Natal” - Plano 6 e “Capuchinho” Teatro para a Infância - Teatro Plage e do Musical "Corcunda de Notre Dame".
Paralelamente ao percurso artístico, é professora de dança em várias escolas nacionais.
Carolina Puntel
Canto Ensemble
Atriz e cantora, ítalo-brasileira, com uma sólida formação profissional. Iniciou a sua pesquisa de Doutoramento em Artes na Universidade de Lisboa em 2020 (em curso). Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema - Portugal e, estudou na Escola de Atores Wolf Maya no Rio de Janeiro. Desde muito cedo iniciou a sua especialização em canto no Conservatório Brasileiro de Música participando no coro infantil da Ópera "Carmen" de Bizet, aos 14 anos, onde começa a ampliar a sua formação profissional também como cantora. Durante a sua formação fez diversos Coaches em técnica vocal e interpretação no Brasil, Estados Unidos e Portugal.
Além dos esforços acadêmicos, também atua em produções artísticas na cidade de Lisboa como atriz, cantora e dobradora. Esteve em cena com a peça “Boeing Boeing” no Teatro Politeama indo também em digressão por Portugal. Assinou a direção musical da peça musical “Shrek” e integrou o elenco dos espetáculos “Best of Broadway”, "Don Giovanni", "Na Bagunça do Teu Coração”, entre outros (produção: Yellow Star Company). Reside em Portugal desde 2015 e pretende dar o seu contributo artístico à comunidade no desenvolvimento das artes performativas, com foco em atuação, canto e formação.
No Brasil, atuou nos icónicos espetáculos musicais de Teatro Musical da Broadway sendo encenada por alguns dos criadores das peças: "O Fantasma da Ópera", "Cats", "Hair", "My Fair Lady", "The Sound of Music", "Grey Gardens", "Nunsense". No cinema participou em "Muitos Homens Num só" e "Banho Maria".
Alem disto, Carolina tem atuado em diferentes frentes, desde as disciplinas que lecciona, passando pela encenação e procura o constante diálogo com outras vertentes como a participação no grupo de Teatro do Improviso: “Inverso Playback Theater” (produção: A Corda Teatro). Num projeto no âmbito do PESES, para a Saúde e a Educação Sexual, prestando suportes na Escola Secundária Camões com performances improvisadas a partir do diálogo imersivo com os alunos. Além disso, desenvolveu a criação do Colectivo Câmara em que foram contemplados pela Fundação GDA para a criação coletiva do espetáculo "Em linha: Uma peça para matadouros" apresentado no Antigo Matadouro Municipal de Évora, Portugal em 2019.
Zita Milene
Canto Ensemble
Iniciou a sua formação artística em 2000, no Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão – Viseu, onde permaneceu até 2010, altura em que concluiu o Curso Geral de Canto.
É licenciada em Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e em Audiovisual e Multimédia na Escola Superior de Comunicação Social.
Tirou também o curso de 3 anos de Teatro Musical na Escola EDSAE, e certificou-se com o 6º grau da Trinity Guildhall London - Musical Theatre com Distinção. Mais tarde decidiu tirar o curso profissional de actriz na ACT – Escola da Actores.
Em 2014 começou a dar aulas de ensino artístico em Lisboa e desde 2016 que trabalha como actriz em vários espetáculos de teatro e teatro musical, assim como faz dobragens e locuções.
Luís Coutinho
Formação Musical
Iniciou o seu percurso na música aos 6 anos de idade com aulas de guitarra. Uns anos mais tarde começou a estudar música de uma forma mais intensiva no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde estudou música Clássica/ Erudita, tendo feito o Curso Supletivo Complementar de Piano.
Entretanto começou a interessar-me por mais estilos musicais para além do Rock das aulas de guitarra ou da música Clássica que estudava. Começou a tocar e gravar com bandas de Blues, Rock, Metal, Funk e Jazz,
tendo adquirido bastante experiência ao longo dos anos.
Continuou os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, onde fez a licenciatura em composição.
Trabalhou com a orquestra Gulbenkian, com bandas como Desire, Decayed, Midnight Priest, com artistas como Valentino, Gonzo, FF, Bruno Correia, Maria Bradshaw, Avô Cantigas.
Trabalhou como pianista na SIC, em directo, no programa Vida Nova em colaboração com o pianista Ricardo Verdelho.
Trabalhou nos Casinos do Estoril, Lisboa e Tróia em projectos de Jazz e Blues.
Dá aulas de Formação Musical, Práticas de Teclado e vários módulos relacionados com Produção Musical em Estúdio, na Epi, nos cursos profissionais de música.
Na vertente do Teatro tem trabalhado na parte musical, na áreas de gravação, mistura e masterização, arranjos musicais e orquestrações.
Pedro Paz
Técnica Vocal e Repertório
Licenciado em Teatro – ramo Atores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, desenvolve trabalho na área da representação, do canto e do ensino. Destaca também a sua formação em Ballet Clássico e Dança Contemporânea, bem como vários cursos profissionais e workshops na área do teatro e das dobragens, salientando o seu contacto com a técnica de Lucid Body, Meisner e Jacques Lecoq.
Estreou-se profissionalmente em 2015, integrando o elenco de “Rapazes Nus a Cantar” e “Broadway Babies”, ambos encenados por Henrique Feist. Fez parte do elenco de produções de Teatro Musical como “A Ópera do Malandro”, “Rent”, “A Família Addams”, “Footloose”, “Os Sons da Disney”, “Claus – O Irmão do Pai Natal” e mais recentemente, “Os Miaus”.
Como bailarino dançou em “O Sótão” e “Ausente”, ambos coreografados por Milagres Paz e “Panda e os Caricas”, encenado por Joana Brandão.
Colaborou com a companhia de teatro para a primeira infância - Teatro do Biombo, dirigida por Joana Capucho e com a companhia de Teatro Infanto-juvenil - Cultural Kids, dirigida por Cristina Basto.
No âmbito das dobragens, onde representa e canta, já conta com alguns trabalhos para a Disney, Sic K, RTP, Netflix e Amazon Prime.
Na área da pedagogia vocal, certificou-se com os cursos de “Expert em Pedagogia Vocal” e “Técnicas e Ajustes Vocais” do Full Voice Institute, no Brasil, e com “Estill Voice Training - Nível 1 e 2”, na Eólia – ESAD, em Barcelona, e destaca a aprendizagem com os seus professores João Henriques e Diogo Pinto. É professor de Canto na Diogo Pinto Vocal Studios desde Setembro de 2021. Neste momento, encontra-se a terminar o processo de licenciamento como Vocal Coach oficial do método FullVoice, ministrado por Fernando Zimmermann e Luiza Lobo.
João Pedro Santos
Criação de Musicais / Coordenador Pedagógico
Inicia a sua formação em teatro em 2004 na Escola Arte Máxima, da Actor Studio e estreia-se profissionalmente em 2009 no espetáculo RULOTE com direção de Nuno Nunes através do FIAR - Festival Internacional de Artes de Rua.
Frequentou os cursos de Teatro Musical da EDSAE e da Primeiro Acto tendo de seguida embarcado para Londres onde protagonizou o musical RENT pela Pindar Theatre Productions.
Em 2010 fundou ainda um grupo de teatro musical amador que se manteve activo durante seis anos e de onde destaca as traduções, adaptações e encenações de musicais como "Grease", "Fantasma da Ópera" e "Do Cabaret para o Convento".
Integra no mesmo ano a companhia profissional de actores do Teatro Bocage, em Lisboa, ao mesmo tempo que frequenta o Curso de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional na classe do professor António Wagner Diniz.
Mais tarde frequenta ainda o Curso de Formação de Actores da ACT-School, em Lisboa.
Da sua experiência profissional destaca ainda a opereta "Severa", no Teatro Ibérico e com direção do Maestro Armando Vidal, a participação enquanto solista de concertos com a Banda da Sociedade Musical Odivelense e com a Banda da PSP, e ainda a escrita e encenação de musicais como "Guarda dos Sonhos", "No Sótão da Minha Avó" e "A Casinha de Chocolate" para a produtora GrowUp-Eventos.
Lecciona teatro, canto e canto coral desde 2016 em várias escolas da área da Grande Lisboa, contando ainda com uma vasta experiência em workshops para empresas, escolas e outras instituições.
Vários Professores e Convidados
"À Conversa com..."
Para este módulo serão convidados vários profissionais de teatro musical em Portugal para um espaço de "À Conversa com..."
Os alunos poderão conversar, colocar questões, aprender técnicas específicas de forma intensiva ou mesmo fazer pequenas apresentações e receber o feedback destes professores convidados.
Estão previstas 12 aulas ao longo do último trimestre, cada uma com um convidado diferente.